Quem ama verdadeiramente um animal, sabe o quanto é inimaginável abandoná-lo em algum momento da vida, principalmente quando ele mais precisa.
Porém, ao levar o totó para casa, muitas pessoas sequer pensam nas responsabilidades que têm pela frente, desde os cuidados de quando ele ainda é um filhote, até seu envelhecimento – uma das causas frequentes do abandono.
Segundo uma matéria publicada pela NBC 10 News, a polícia informou que um homem de Fall River, cidade dos EUA, abandonou seu cachorro duas vezes em dois dias alegando que o animal era idoso e ele não queria mais cuidar do bichinho.
Parece um absurdo ler uma notícia como essa, mas infelizmente, são mais recorrentes do que pensamos. Os animais idosos são um dos que mais aguardam por um lar nas ONGs.
De acordo com o relatório policial que a NBC 10 News obteve, o homem admitiu que levou Cosmo, seu Jack Russell Terrier, em uma sexta-feira à noite para abandoná-lo propositalmente.
Após encontrarem seu cachorro no dia seguinte, ele abandonou novamente.
O homem afirmou que o cachorro está velho e faz xixi por toda a casa, por isso não quer mais cuidar dele, e que não tinha intenção de voltar algum dia para buscar o Cosmo.
O rapaz foi liberado da cadeia, e o jornal NBC10 está aguardando notícias sobre o cachorro.
Por que os cães idosos são abandonados?
Assim como nós, seres humanos, quando os cães atingem a terceira idade acabam ficando mais vulneráveis e com algumas dependências.
As desculpas para o abandono de cachorro idoso são bem variadas:
O totó adoece mais facilmente e o dono não tem dinheiro para cuidar;
Ele não tem a mesma energia do que antes;
Faz xixi e cocô fora do lugar.
Muitas pessoas se esquecem que aquele totó quietinho, já foi um filhote e depois de crescer, continuou dando amor e carinho durante anos.
O abandono é um ato criminoso e cruel. Muitos cães nas ruas morrem de frio, fome e maus-tratos.
Os cães idosos merecem conforto e dedicação por parte dos donos. Apesar de não terem a mesma energia que já tiveram antes, também precisam de interação.
O enriquecimento ambiental é importante para eles se sentirem estimulados, assim como uma caminhada bem leve e brincadeiras com os membros da família humana fazem a diferença.
Quem possui um cachorro idoso em casa tem o dever de cuidar dele e disponibilizar os cuidados necessários para que o totó mantenha seu bem-estar, além de com mais frequência ao veterinário para fazer um check-up.
Outros motivos do abandono
Há tutores que abandonam porque o totó tem um comportamento destrutivo, é desobediente, late muito entre outros motivos, que soam mais como desculpas.
Portanto, fica claro que o abandono de cachorro é uma atitude irresponsável. Eles são indefesos e necessitam de suporte total do dono. Quem leva o pet para casa tem obrigação e responsabilidade de cuidar dele.
Fonte: Fall River man admits to abandoning dog twice, citing animal’s old
Obs:
Se esse conteúdo foi relevante para o seu cão , então compartilhe e deixe aqui o seu comentário.
0 comments:
Postar um comentário