Confira os 5 cuidados essenciais que você precisa ter com a alimentação do seu amigo cãozinho.


  Imagem do Pixabay


Você é uma daquelas tutoras  que faria qualquer coisa para ver o seu pet saudável e feliz? Se sim, você está no lugar certo. Afinal, o seu cãozinho merece ser cheio de saúde e saudável. Não é verdade?

Então;

Se você é uma daquelas ou daqueles tutores que adora fazer o de melhor para o seu amigo Pet, e principalmente quando o assunto é referente a alimentação, então saiba que saúde, bem-estar e qualidade de vida dependem diretamente da alimentação que você fornece para o seu cãozinho. Isso mesmo! Você está certíssima!

 E por esse e outros motivos, é que existem alguns cuidados a serem adotados quando o assunto é alimentação do seu pet.

Geralmente ousamos falar ou já ouvimos muito essa expressão ( você é o que você come) não é ? Contudo, vale ressaltar que essa expressão também vale para os animais, aliás é por meio de uma dieta adequada e equilibrada que todas as funções fisiológicas do seu cão funcionarão com perfeição e na sua totalidade. Assim sendo, seu cãozinho companheiro será um bichinho além de saudável, terá uma vida muito mais longa e sadia.

E para te ajudar, o Blog dos Dogs escolheu 5 super dicas muito valiosas referente a cuidados básicos que todo tutor(a) deve ter no que se refere à alimentação do seu cãozinho.  

Um dos primeiros pontos que queremos destacar é:

1. Procure dar o alimento certo para cada espécie de pet

Cada animal tem hábitos alimentares diferentes, ou seja, mesmo que cães e gatos sejam mamíferos, ambos têm exigências nutricionais exclusivas.


Os animais canídeos são considerados onívoros, isto é, parte da sua dieta é carne e parte é constituída de vegetais. Já os felinos são sobretudo carnívoros.
Podemos dizer então, que as rações modernas são fabricadas tendo em vistas, as necessidades nutricionais de cada espécie — Aliás os alimentos para gatos, por exemplo, contêm maior atribuição de proteína que a dos cães. Por essa razão, sempre ofereça o alimento certo para cada um deles, senão, eles terão carência de nutrientes e sua saúde ficará comprometida.

2. Não compartilhe a sua refeição com o seu amigo pet

Frequentemente ouvimos as pessoas falarem: O que é bom pra você, é bom para o seu cachorro. Nada disto! Tire da sua mente essa ideia de que aquilo que é bom para você é bom para o seu cachorro.

A recíproca da palavra aqui é o mesmo do tópico anterior. Mas, antes que você pense “ué, mas seres humanos também são onívoros”, lembre-se de que há uma lista de alimentos que além de fazer mal, são responsáveis pelo envenenamento, doenças e  alergias nos bichinhos. Isto mesmo!

Isso se deve ao fato de eles não recapitularem as mesmas enzimas digestivas que nós e, por consequência disto, não conseguem metabolizar muitas das substâncias contidas nas nossas refeições.

Bom, agora caso você queira oferecer uma alimentação anti natural para o seu cão, converse com o um profissional em alimentação para cães e gatos para que, possa receitar uma dieta balanceada, o que na minha humilde opinião, considero ser muito difícil.

3. Tenha um grande apreço por ração de qualidade

Se você está realmente decidido a ter um cuidado extremo com a alimentação do seu pet, procure sempre por rações de qualidade. Dê preferência a  alimentos Premium e Super Premium.

Vale destacar, que os alimentos Premium e Super Premium além de atenderem às exigências nutricionais dos animais, eles contêm nutrientes que melhoram muito a qualidade e a expectativa de vida de quaisquer animais.

Além disso, só dê alimento de acordo com a idade e a condição de saúde do seu cão. Aliás, isso se faz necessário porque cada fase de vida tem uma demanda diferente e, caso não sejam devidamente atendidas, a qualidade de vida do seu cãozinho será comprometida.

No entanto, todos filhotes sejam de quaisquer espécie de animais, eles necessitam de nutrientes para fortalecerem ossos e músculos, ao contrário do cães idosos que precisam de menos energia e muito mais reforço nas articulações. Assim como gatos idosos, que precisam de alimentos mais atrativos e saborosos para diminuir o olfato com a chegada da idade.

O mesmo argumento vale para as condições de saúde. Além do mais, animais, com problemas no trato urinário ou obesos, por exemplo, devem receber alimentos sobre a orientação do seu veterinário.

4. Seja justo! Dê a quantidade de alimentos que o seu cão precisa,e não a quantidade que ele queira

Além de você ter que oferecer alimento específico e de qualidade elevada para o seu Pet, é primordial que você dê a ele, a quantidade certa a cada refeição. Isso é muito importante para que todas as necessidades nutricionais dele sejam supridas e que ele tenha também uma reeducação alimentar.

Obesidade e sobrepeso

 obesidade canina não deve ser encarada como “fofura”, pois é prejudicial em diversos aspectos. O bicho fica mais sedentário e em maior risco de desenvolver doenças como diabetes.
Aliás, uma outra consequência recorrente da obesidade, é a dificuldade para respirar. O sobrepeso ainda tem impactos comportamentais (em relação à alimentação) e aumenta a exposição a problemas cardíacos.

O sobrepeso e a obesidade são problemas cada vez mais comuns entre os pets, contudo, a responsabilidade de controle é toda sua!

5. Faça sempre a higiene do comedouro dos seu Pet

Logo após o seu cão comer, é importante que você faça a limpeza de sua vasilha ( Comedouro)  para evitar a propagação de fungos, bactérias e outros patógenos no recipiente. Assim você impede a proliferação destes bichinhos,  evitando também que a saúde do seu cãozinho seja ameaçada.

E aí gostou dessas dicas valiosas que o Blog dos Dogs preparou para você? Esperamos que sim rsrs Afinal, seu Pet merece todos esses cuidados e carinhos! 

Lembrando que bem no final desta matéria, tem os botões ( ícones) de compartilhamentos, como Facebook, WhatsApp,Twitter, Pinterest , LinkedIn e outros. Se você gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos (as)

 E lembre-se;
Seguindo essas dicas do Blog dos Dogs,tanto a saúde quanto ao bem-estar do seu dog estará garantida.

Obs:

Se esse conteúdo foi relevante para o seu cão , então compartilhe e deixe aqui o seu comentário.





0 comments:

Postar um comentário

Topo