Quantas horas um dog pode ou deve dormir?


 


Quantas horas um dog pode ou deve dormir?

Apesar de variar de um cão para outro, mas segundo especialistas, a média de sono para seu dog é de 8 a 14 horas por dia;

Mas é preciso que seu dono fique atento para que seu cãozinho não durma excessivamente .

Mas como saber se o tempo de sono do seu dog está correto ou excessivo?


Dormir é importante para todas as espécies. Aliás quando o seu dog vive descansando várias vezes no decorrer no dia, é certo que esse animalzinho irá recarregar toda sua energia, recuperando seu organismo e armazenando toda sua memória, assim como ocorre com nós seres humanos. Porém, apesar de sua fama de dorminhocos, o sono em excesso pode ser mau sinal nos bichinhos. Um mal sinal? Isso mesmo.

Segundo o Dr. Nicholas Dodman, professor emérito da Tufts University, o tempo de dormir é muito particular de cada cachorro, pois fatores como o entorno e ambiente, rotina dos tutores, problemas de saude até presença de outros cães podem impactar nesse cronograma. Segundo o especialista, cães adultos saudáveis dormem entre 8 a 14 horas por dia, enquanto o tempo de descanso dos filhotes costuma ter uma durabilidade maior.

 Apesar do tempo de sono destes filhotes perdurar por mais tempo entre 11 e 14 horas por dia, neste período de 11 a 12 horas,  eles,  os filhotes, costumam acordar com mais frequência devido ao seu metabolismo acelerado”, explica o profissional.

Acordar também constantemente para fazer as necessidades é um comportamento comum nessa idade, já que eles têm uma bexiga menor, assim como sentem mais fome mesmo com pequenos intervalos de tempo entre as refeições. Por sua vez, cães mais velhos segundo o veterinário, tendem a dar a sua soneca de uma vez só: “isso pode nos dar a impressão deles dormirem mais, porém é o mesmo tempo que um adulto normal”.

Um outro fator também, é que animais mais velhos dormem mais, porque evitam gastos de energia à toa”, acrescenta o especialista. Tal hábito, segundo ele, pode ser visto também em dias mais frios, nos quais, segundo ele, “os cães podem ficar quietos ou dorminhocos para se manter aquecidos, uma prioridade que consome energia”. Ainda assim, vale ressaltar, que é de suma importância avaliar o comportamento do animal e verificar a sua saúde caso hajam mudanças repentinas no ciclo habitual do sono.


Obs:
Se esse conteúdo foi relevante para o seu cão , então compartilhe e deixe aqui o seu comentário.


0 comments:

Postar um comentário

Topo