A escabiose, ou sarna como geralmente é chamada, é uma doença causada por um parasita, um tipo de ácaro. Como os ácaros são invisíveis e estão em todos os lugares, é preciso tomar cuidados e estar sempre atento, para que o seu cãozinho não sofra com a doença.
Entretanto, quando o assunto é sarna, por ser popularmente conhecida entre os tutores e seus pets, infelizmente e muitas vezes, a sarna canina não é adequadamente tratada nos cães. Isso porque as mamães e papais dos totós acreditam que, por ser uma doença “comum”, conseguem tratar sozinhos em casa.
O que muitos tutores não sabem é que essa infecção parasitária tem tipos de sarna diferentes. Caso seu cãozinho apresente algum sinal, ele deve ser levado sim, ao veterinário.
A sarna é uma infecção parasitária causada por ácaros e existem três tipos que acometem os cães:
Segundo especialista no assunto, a primeira e mais comum é a sarna sarcóptica, mais conhecida como escabiose. Essa doença é considerada uma zoonose, pois é transmissível para seres humanos. Ela é causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei.
O segundo tipo de sarna, é a sarna demodécica, mais conhecida como sarna negra. Ela é causada pelo ácaro Demodex canis e não é transmissível entre os animais.
Já o terceiro tipo de sarna, é a sarna otodécica ou otocaríase, que aliás, essa sarna é geralmente conhecida como sarna de ouvido. Ela é causada pelo ácaro Otodectes cynotis e, ainda que seja uma sarna muito comum nos gatos, elas também pode aparecer em cães. Isso mesmo!
Vale ressaltar que, esse tipo de sarna , como as sarnas sarcóptica e otodécica, são transmitidas por contato direto ou indireto com animais ou objetos contaminados. Significa que cão pode se infectar tendo contato direto com um outro cão com sarna ou apenas entrando em contato com um objeto ou local infectado, como por exemplo, sua casa, sua roupa e etc...
Alias, vale muito apena destacar, que essas duas sarnas provocam uma coceira exorbitante no cão, com a diferença de que a otodécica fica localizada dentro do ouvido, provocando uma inflamação e um acúmulo de secreção escura, quando a sarcóptica acomete o corpo inteiro do animal, deixando a pele vermelha e formando crostas.
Já a sarna demodécica não é tão contagiosa entre os animais. Apesar de uma quantidade menor, o ácaro está presente na pele dos cães porém sem causar danos. Ele é passado da mãe para os filhotes no momento do parto ou durante a amamentação.
Quanto as sintomas, eles só aparecem quando há uma queda de imunidade e, consequentemente, uma proliferação excessiva desses ácaros.
Geralmente ocorre um espessamento e escurecimento da pele (por esse motivo que essa sarna é denominada popularmente de “sarna negra”). Além disto os seus sintomas sintomas são:
Descamação;
Perda de pelo;
Feridas.
Esses sintomas podem ser localizados, geralmente ao redor dos olhos e da boca, ou generalizados, no corpo inteiro. De forma geral, só há coceira quando ocorre alguma infecção secundária.
Leia também:
O que é a Dirofilariose? (Verme do Coração) Cuidados e Prevenção
Leia também:
Meus cães e os meus gatos, podem ser afetados pelo Aedes aegypti o mosquito transmissor da dengue?
0 comments:
Postar um comentário