Conheça 25 raças de cachorros de médio porte

 

Bom, de acordo com a Federação Cinológica Internacional, há 344 raças, divididas em 11 espécies. Entre os cães de pequeno e grande porte, estão as raças de cachorro médio. São animais que podem apresentar variação no seu peso, altura e comprimento, contudo, em média, pesam de 15 a 25kg e medem de 35 a 55cm.

Aliás são raças leais, inteligentes. Lembrando que cães médios são perfeitos para preencher e viver em ambientes menores, como apartamentos. Foi pensando em você, que o Blog dos Dogs preparou essa matéria importantíssima e algumas dicas infalíveis para você que pretende adotar um peludinho. Em seguida, conheça mais sobre algumas raças de cachorro mais buscadas e conheça também um pouco de suas características e curiosidades. 



1 - Poodle 

Imagem por pixabay
Nessa matéria começaremos com ele, o Poodle. Um cãozinho muito fofo e muito querido de seus tutores. Isso mesmo! Lembrando que a raça de cães Poodle, podem ter diferentes tamanhos, que diversificam desde o Poodle Toy até o Poodle Standard, que é uma versão um pouco maior. Dentre eles, tem o poodle intermediário, que é a versão mais comum dessa raça.

Em geral, esses cães medem entre 35 e 45 cm e chegam a pesar, em média, 12kg. Uma das principais características deste animal, é que ele se habitua muito fácil tanto dentro de casa, quanto em apartamento. Porém, para garantir que ele tenha uma boa qualidade de vida, é fundamental você saber que essa raça precisa se exercitar cotidianamente.


2 - Cocker Spaniel

Imagem por pixabay



O segundo cãozinho que merece também um grande destaque, é o Cocker Spaniel. Além de muito fofo, é muito dócil e adora sair com seus tutores.

Apesar de ser um cãozinho com várias personalidades incríveis, mas é uma das raças de cachorro mais populares no mundo. 


Isso mesmo! O cãozinho Cocker Spaniel é tão maravilhoso que não só seus tutores, mas qualquer pessoa é capaz de se apaixonar por esse pet tão dócil e carinhoso. Além do mais, esses animais são a companhia perfeita, pois são companheiros leais aos tutores.

 

Para quem deseja um cãozinho deste, terá que ter disponibilidade para estar com ele e fazer-lhe carinhos, afinal de contas, o Cocker Spaniel gosta muito de receber carinho, quando está com seu tutor.

 

Umas das curiosidades, é que essa raça é dividida em dois tipos diferentes: o Cocker Spaniel Inglês e o Americano. No Brasil, o Inglês é o mais conhecido. Quanto a sua medida, esse animal tem um tamanho que pode variar de 38 a 45cm e seu peso não passa da faixa de 10 a 15kg. 

Conheça os 22 melhores cães para o seu apartamento e também suas raças e curiosidades clicando aqui



3 - Bulldog inglês

Imagem por pixabay
O terceiro cãozinho que iremos abordar nesta matéria, é o cãozinho Bulldog Inglês. Segundo especialistas, o buldogue inglês é um cão criado para lutar com touros, no entanto, essa raça é muito usada como cão de guarda e de companhia.

 

Aliás, é um cão de porte médio, e um grande aliado do seu tutor. O Bulldog Inglês apesar de parecer bravo pela cara, é importante ressaltar, que ele é um cãozinho muito carinhoso. Isso mesmo. No entanto, os cães dessa raça se apegam facilmente pela família, além de ser um dos pets mais divertidos que o tutor pode encontrar.

 


4- Bull Terrier

 Imagem por pixabay

O quarto cãozinho desta matéria, é o cãozinho Bull Terrier. Você sabia que as vezes a aparência engana?  Com essa expressão de um cão tão sério nem imaginamos que essa raça Bull Terrier é um cão dócil, amável, charmoso e fiel ao seu tutor. Isso mesmo!  

Apesar da família Terrier apresentar algumas semelhanças com os cães da raça Pitbull, o Bull Terrier é uma raça diferente e apresenta uma personalidade bastante única.  Uma raça amante de esportes, e ideal para acompanhar seus tutores em programas que exijam energia e disposição.

 

Umas das curiosidades, é que esse cão é um cruzamento entre um Buldogue com um Terrier Inglês branco. Estamos falando de um ótimo cão de guarda e um excelente cão de companhia. Muito afetuoso, essa raça de cachorro médio tem uma estrutura corporal forte, musculosa, rápida e leve.


Saiba com mais detalhes sobre o cãozinho Bull Terrier, clicando aqui


5 - Shiba Inu

Imagem por pixabay

Esta é uma das raças de origem japonesa que ganhou popularidade nos últimos anos graças à sua aparência e sua pelagem macia.

No entanto, reiteradamente, essa é uma raça muito confundida com o Akita inu. Isto mesmo. Mas de qualquer forma, esse cachorro doméstico tem um caráter ativo, independente e desconfiado de estrangeiros.

De origem japonesa, os Shiba são, provavelmente, descendentes de cães vindos dos mares do sul. Com uma aparência semelhante à raça Akita anão, esse cãozinho parece até um tipo de pelúcia, por conta da sua pelagem, não é mesmo? Referente a a sua estatura, sua altura varia entre 36cm e 40cm e seu peso entre 9kg e 14kg. 


Seu cãozinho está triste? Saiba como diagnosticá-lo e resolver da melhor maneira possível



6 - Husky Siberiano 

Imagem por pixabay
O nosso Brasil é um país tropical, porém, apesar da sua ampla expansão, em quase todo o seu território, o calor e as altas temperaturas são os que prevalecem. Essa, talvez, seja a explicação da pouca popularidade do Husky Siberiano por aqui, um cão com origem no extremo nordeste da Ásia e que adora temperaturas negativas.


Esses cães têm uma extrema aparência dos lobos selvagens, mas são muitos amigáveis, engana-se quem pensa que eles são agressivos. Aliás eles adoram a companhia do tutor, ou de outros cãezinhos.

Renomado como o cão da neve, o Husky Siberiano aguenta temperaturas baixíssimas. Segundo especialistas no assunto, no Alaska, esses cães são usados para puxar trenós, por sua velocidade, agilidade e resistência. Quanto a sua estatura Sua altura varia entre 53cm e 60cm, e seu peso, entre 16kg e 27kg. 


Saiba com mais detalhes sobre o cãozinho husky siberiano, clicando aqui



7- Shar-pei

Imagem por pixabay

Um cãozinho da raça Shar Pei é muito cobiçado por pessoas que moram em apartamento e buscam por um Dog de porte médio. Uma raça muito calma e muito leal ao seu dono. Aliás por ser uma raça de cães calmo, é um cãozinho que não vai incomodar a vizinhança com latidos ou correria pela casa.

 

Além dos cuidados com a higiene, é fundamental realizar passeios com o Shar Pei para que ele não sofra, com o passar do tempo, com obesidade.

O Shar Pei é uma ótima escolha para uma pessoa solitária que está disposta a dedicar todo seu tempo livre a esses cãozinhos tão lindos e fofos.

Uma de suas personalidades, é que esse cãozinho é muito dorminhoco e dócil, é um cão com uma pelagem enrugada, com dobrinhas super fofas. Referente a sua estatura, o tamanho médio do macho é de 45-50cm e peso: 20-28kg. Já a fêmea tem altura de 45-50cm e peso: 20-28kg. 


8 - Vira-lata caramelo 

Imagem de freepik
Um dos cães que merece um grande destaque, é o cão Vira-lata caramelo. Aliás, o cão Vira-lata caramelo, são os cães mais amados pelos brasileiros. Isso mesmo! 

Afinal, não é de hoje que o vira-lata caramelo está presente na vida de todos  brasileiros. Aqui no Brasil então é muito comum você  deparar com eles nas ruas.

Entretanto, de uns tempos para cá e graças às redes sociais, esse bichano cor caramelo se tornou fenômeno de popularidade. Além do mais, muitos já o consideram um símbolo nacional, fazendo campanhas para oficializá-lo como raça brasileira. Isso  mesmo!

Prova disto, em uma  petição brasileira, com mais de 10 mil assinaturas, pedia a substituição das araras nas notas de R$ 10 pela imagem de um vira-lata caramelo. Incrível não é? 

Quanto a sua estatura, em média, as características físicas do animal são: peso 18kg, altura: 38 a 57cm e expectativa de vida de 18 anos.



9 - Basset Hound 

Imagem por pixabay
Atualmente, o basset hound é uma dos dogs de raças e mais famosas do mundo, aparecem muito em filmes e no mundo pop, como cachorro de estimação de Sherlock Holmes ou como o Droppy, que sempre infernizava a vida do lobo. Lembram do filme?

 

Origem: França

Peso: 18-30 kg

Porte: médio (se quiser saber mais sobre outras raças de porte médio

Altura: 58-68 kg

Expectativa de vida: 12-13 anos








10 Bichon Maltês 

Imagem por pixabay
Uma das raças mais antigas do mundo, o maltês vem encantando a humanidade desde a Antiguidade com seu pelo macio e temperamento brincalhão, ao mesmo tempo sofisticado e delicado. O maltês adora um colo, mas também pode ser vigilante e é um ótimo cachorro de competição. 

Muito brincalhão e afetuoso, ele adora fazer amigos de todas as idades, mas também pode ser bastante teimoso: por isso, o tipo de adestramento recomendado é o baseado no reforço positivo (com muitas recompensas!).

Origem: Região central do mediterrâneo

Peso: 3-3,5 kg

Altura: 20-25 cm

Expectativa de vida: 12-15 anos



11 - Yorkshire Terrier

Imagem por pixabay

O cãozinho Yorkshire Terrier, está em primeiro lugar quando o assunto tratado é referente a cães de madame. Isso mesmo!

É um cãozinho Inteligente, fofo e de tamanho médio.

  Portanto, esse cãozinho acaba sendo o preferido delas para acompanha-las em eventos, festas ou até mesmo em um simples passeio no shopping.

Vale destacar, que essa raça é muito popular no Brasil e o seu valor pode chegar até uns R$ 4.000 ou mais, principalmente se vier com pedigree. A maioria dos cães de madame possuem pedigree e outros luxos variados.


Otite - Saiba tudo sobre a doença e sua prevenção




12 - Spitz Alemão Anão

Imagem por pixabay

Também chamado de Lulu da Pomerânia), essa raça é a menor versão dos cães Spitz. Seu tamanho é de18 cm.

Um cãozinho afável, esperto e brincalhão. O cãozinho spitz alemão é um dos cachorrinhos mais fofos e desejados do Brasil.

Geralmente conhecido como Lulu da Pomerânia, os cães da raça spitz alemão se tornaram muito famosos e queridos por sua aparência, que é descrita por muitos como um ursinho de pelúcia.

Talvez você não saiba, mas o pitz alemão é um cãozinho com uma pelagem tão fofa que chega ser invejável e tem uma personalidade encantadora. Isso mesmo! São cães extremamente carinhosos, companheiros e alegres, sendo capazes de tornar qualquer lugar em um ambiente agradável e de muita alegria.

O pitz alemão é uma das raças bem populares no Brasil


Saiba também também sobre a insuficiência renal nos cães





13 - Shih Tzu

Imagem por pixabay

O cãozinho Shih Tzu tem sua origem na antiga China, há mais de mil anos. Segundo pesquisadores da raça, o nome da raça Shih Tzu significa “leão” em chinês, em virtude da grande semelhança entre a raça e leões entalhadas em estátuas budistas.

O Shih Tzu, segundo pesquisadores, é o resultado de cruzamentos entre vários cães de pequeno porte, entre eles o Lhasa Apso, o Pekingese e o Pug.

 

Tamanho e peso

O Lhasa Apso tem entre 25 a 28 cm, sendo em média um pouco mais alto que o Shih Tzu. Em relação ao peso, o animal pode variar de 4 a 8kg.


Conheça também alguns tipos de doenças parasitárias que o Blog dos Dogs preparou e algumas dicas importantes de uma prevenção periódica para combater os parasitas nos pets.


14 - Pug

Imagem por pixabay


O Pug é uma raça de cão de porte médio. Aliás, são cães com focinhos achatados e com uma cauda enrolada, oriunda da antiga China. Segundo pesquisadores mais antigos, essa raça se destacou muito no período de ouro em que remetiam a dinastia Han, que durou entre 206 a.C. até 220 d.C.

Durante o século XIII, haviam três espécies diferentes de cães na China conhecidos respectivamente como “Lo-sze”, o “pequinês” e o “lion dog”, conhecido atualmente como Spaniel japonês. 

Esses três cães de pequeno porte eram constantemente cruzados entre si, gerando descendentes com diversas características únicas, sendo os precursores do Pug como conhecemos hoje.

O Pug é denominado como um cão de companhia. Quanto ao seu porte, seu peso varia entre 6 a 8 kg, considerado um cão pesado em relação a sua pequena estatura.

Vale ressaltar, que eles são extremamente fiéis aos donos e revela um profundo apego seguindo o tutor para todos os lugares. 



15 - lhasa apso

 Imagem por pixabay

Muitos o chamam de iasa apso, mas o correto é lhasa apso. O lhasa apso, esse Dog tão fofo, é um cãozinho que adora o tutor, mas não é obcecado por colo. 

Ele ama estar bem próximo do seu dono, mas não necessariamente com contato físico. 

Os Dogs dessa raça são alegres e divertidos, mas não são muito receptivos com estranhos e tendem a ter muito ciúme de seus alimentos, brinquedos e tudo que eles considerarem valiosos.

O pelo longo e sedoso do cãozinho lhasa apso, é característico da raça e requer uma grande manutenção preventiva e alguns cuidados. Por esse motivo é que a maioria dos tutores optam pela tosa para deixá-lo curto – o que favorece muito a redução do tempo de manutenção. É também característico da raça, o hábito de de observar: seja a porta de casa ou a janela, é um cachorro muito atencioso e que gosta de latir para alertar.

Origem: Tibete

Peso: 5-8 kg

Altura: 23-25 cm

Expectativa de vida: 12-15 anos


Conheça com mais detalhes sobre essa fofura de  cãozinho  lhasa apso clicando aqui

 

16 - Jack Russel Terrier

 Imagem por pixabay
Primeiramente, o Jack Russell Terrier é uma raça canina oriunda do sul da Inglaterra, criada em meados de 1880; inicialmente desenvolvida pelo Reverendo John Russel, que buscava um cachorro imbatível na caça à raposa. Na época o Reverendo John, nomeou a raça como The Sporting Parson Russell, um dos nomes como a raça é conhecida ainda atualmente em alguns países.

Qual é o peso máximo que essa raça pode chegar?

É muito importante levar o seu Jack Russell Terrier para passeios e para praticar atividades físicas que estimulem a manutenção da saúde física e emocional, pois são cachorros que gostam de cavar e estar em ambientes abertos. O Jack Russel Terrier pode pesar entre 6 e 8 kg, podendo medir entre 25 e 35 cm, com uma expectativa de vida que pode chegar a 15 anos.

Que tamanho fica um Jack Russell?

O Jack Russel Terrier pode pesar entre 6 e 8 kg, podendo medir entre 25 e 35 cm



17 - Galgo Italiano

Imagem por pixabay

O Galgo Italiano, antigamente, era um cachorro de corrida e caça e agora é conhecido principalmente como um animal de companhia. Infelizmente, não é muito popular mesmo em sua terra natal. É uma pena, porque ele é um cão excepcionalmente bom, extremamente gentil e dedicado à sua família. 

O menor de todo o grupo de galgos, a espécie italiana atinge uma altura de apenas 32 a 38 cm e pesa no máximo 5 kg. Além disso, seus membros são muito longos em relação ao próprio corpo, mas também são proporcionais ao seu tamanho. As pernas são longas e finas, e o tronco tem o mesmo comprimento que altura. Em outras palavras, o Galgo Italiano tem uma aparência “quadrada” ou distinta.

E caso queira adotar o Galgo Italiano, você vai tirar a sorte grande, pois este amiguinho tem um coração enorme, cheio de sentimentos intensos que irá transferir ao seu querido tutor ou família!

 

 

Origem:  Egito

Cores: Preto, chocolate, Fulvo, Amarelo e Cinzento

Expectativa de vida: 13 a 15 anos

Sua pelagem é muito curta e brilhante



18 - Dachshund – O Salsicha

Imagem por pixabay



Inicialmente um cão de caça — que dá origem ao seu nome — o cachorro Dachshund atualmente é um excelente parceiro para companhia. Corajosos, os salsichas, como também são conhecidos, são curiosos e podem passar horas entretidos se começarem a farejar algo interessante, fazendo jus a sua origem.

 

Uma das desvantagens de optar por esse Dog, é que você não vai ter problemas se no seu apartamento tiver muitas escadas. Isso mesmo.


Então se no seu apartamento não tem elevador e todo o acesso vocês dependem de escadas, então essa será sua maior dificuldade na hora da escolha do seu cão. Apesar do Dachshund ser um cãozinho muito companheiro, infelizmente ele não gosta de subir escadas. Isto mesmo.


O Dachshund é muito conhecido também, como “cachorro salsicha”, como já mencionado, ele é uma raça de cachorro para apartamento, porém desde que eles não tenham que subir e descer as escadas, devido à sua morfologia.

Lembrando que esse Dog é muito ativo e brincalhão, e é um cãozinho que tão facilmente aprenderá a administrar seu nível de atividade, se seus tutores oferecerem caminhadas, estímulos mentais e muita companhia.

 

Expectativa de vida: 15 anos

Altura Média 35 cm

Seu peso: 9Kg

Nível de fofura: Alto



19 - Cachorro de Crista Chinês

Imagem por pixabay




























Cão de crista chinês (em chinês:
中国冠毛犬) é uma raça de cão oriunda da China. De origem difícil de precisar, sabe-se que pertenceram a famílias da dinastia Han. ´

À época, eram desenvolvidos como guardiões das casas de tesouro, eram maiores e mais pesados, parecidos com cães de caça. Já menores, foram vistos fora da China em exposições nos Estados Unidos entre o fim do século XIX e o início do século XX. Tendo desaparecido por quase cinquenta anos, foram "redescobertos" em meados de 1970. 

Fisicamente, é um cão de porte pequeno, que pode chegar a medir 33 cm na altura da cernelha; e tem duas variações: a pelada e a com uma fina e longa camada de pelo.  São excelentes companheiros que amam crianças.




20 - Buldogue Francês

Imagem por pixabay



























cachorro Buldogue francês é conhecido por ser tranquilo, atencioso e muito companheiro de seus amigos humanos. Geralmente se dá muito bem com crianças devido a seu jeito brincalhão e dócil!

Esse pequeno pet gosta de se divertir, mas é inegável sua essência de cão de companhia, por isso o tutor de um Buldogue pode contar com ele para brincadeiras e também para relaxar em casa.

 

Expectativa de vida: 12 anos

Altura Média 35 cm

Seu peso: 14Kg

Nível de fofura: Alto



21- Boston terrier

Imagem por pixabay



























Ser o tutor de um boston terrier é se apaixonar incontáveis vezes durante o dia. Ele é do tamanho ideal para se ter em casa ou no apartamento. Gosta de brincar com todos à sua volta e facilmente se torna o xodó da turma. Assim, não tem como dizer não aos seus grandes e encantadores olhos pedindo amor (e comida!).

A raça caiu no gosto da grande maioria e se tornou motivo de alta procura. Na cor branca, preta ou tigrada, o boston terrier sempre é sucesso por onde passa. Respondendo aos anseios urbanísticos da população, o boston terrier é um cão que se adapta à vida corrida das pessoas. A sua presença no dia a dia passa de um simples pet para um grande companheiro de quatro patas.

Origem: EUA e Europa

Peso: 4-11 kg

Altura: 38-43 cm

Expectativa de vida: 13-15 anos



22 - Border collie

Imagem por pixabay




























Border collie: o cão mais inteligente do mundo!

A raça ocupa o primeiro lugar no ranking mais conhecido de inteligência canina, elaborado por Stanley Coren. Além de muito esperta, a raça tem um grande instinto protetor. É muito fácil treinar um border collie: devido à união entre inteligência e afeto, ele se destaca entre muitos cachorros na capacidade de entender ordens e colocá-las em prática. Todo mundo tem aquele amigo que gosta de reunir o grupo: no mundo canino, o border collie realiza muito bem esse papel. A raça ficou conhecida por pastorear ovelhas e auxiliar na segurança das fazendas. E, graças a esse instinto único de proteção, conquistou não somente as grandes famílias do campo, como também caiu no gosto de todos que desejam ter um amigo de quatro patas.

Origem: Grã-Bretanha

Peso: 12-20 kg

Altura: 46-56 cm

Expectativa de vida: 10-17 anos


SAIBA TAMBÉM SOBRE A DIABETES EM CACHORRO: SINTOMAS E TRATAMENTO PARA O SEU PET


23 - Basenji

Imagem por pixabay



























O basenji é um cãozinho independente e afetuoso, que é chamado por muitos de “cão-mudo”, pois não costuma latir nem fazer barulhos muito altos.

Esses cães representam uma das raças mais primitivas e uma das poucas que foram originadas na África Central, tendo como país de origem locais como a República Democrática do Congo.


Dados importantes sobre a raça

·         Origem: África Central;

·         Peso: 9 kg a 12 kg;

·         Altura: 35 a 42 cm de altura média;

·         Expectativa de vida: Em média de 13 a 15 anos.

2  


  24- Affenpinschers

Imagem por pixabay


























O cãozinho 
Affenpinschers 
é uma raça canina oriunda da Alemanha, chamado ainda de Zwergaffenpinscher em sua terra natal, que significa macaco-anão; e diablotin moustachu, que em francês designa diabinho bigodudo.

Alguns historiadores acreditam que esta raça descenda de terriers alemães de pelo duro, ao passo que outros afirmam ser ela uma descendente de griffons belgas. 

A despeito disso, a mais aceita, levando em consideração o físico do cãozinho, é a de que realmente seja parte da linhagem dos terriers. Criado inicialmente para ser um rateiro, chamado de gracioso e afetuoso. Apesar do tamanho, ele é muito observado como um excelente cão de guarda.



  25 - schnauzer

Imagem por pixabay



































O schnauzer é conhecido por ser dócil, brincalhão e ideal para se ter por perto. Estudos apontam que a raça é resultado do cruzamento entre affenpinschers e poodles com o objetivo de criar a espécie menor dos schnauzers. Isso contribuiu para torná-lo ainda mais adorável – talvez seja por isso que o mais popular dos schnauzers seja o schnauzer miniatura.

A configuração dos pelos do rosto deixa os cães dessa raça com uma sobrancelha e bigode, marcas registradas do schnauzer. É um cachorro que gosta de pessoas, e é recomendável que a família que o acolher também goste de se exercitar, pois o schnauzer miniatura precisa de atividades físicas em boas doses. Esse típico comportamento atlético é derivado de seu instinto caçador e criá-lo no campo vai tornar seus dias mais doces e divertidos. Mas, mesmo que seja na cidade, esse cachorro vai encontrar a felicidade enquanto puder brincar sem parar com seu tutor.

Origem: Alemanha

Peso: 5-7 kg

Altura: 30-35 cm

Expectativa de vida: 12-14 anos


 Blog dos Dogs


Se esse conteúdo foi relevante para o seu cão , então compartilhe e deixe aqui o seu comentário.



Blog dos Dogs




Leia também:

O que é a Dirofilariose? (Verme do Coração) Cuidados e Prevenção



Leia também:

Meus cães e os meus gatos, podem ser afetados pelo Aedes aegypti o mosquito transmissor da dengue?




Leia também:


Leia também:


Leia também:


















0 comments:

Postar um comentário

Topo