Antes de nos aprofundarmos nesta matéria, queremos ressaltar, que os seres humanos têm germes na boca, assim como os cachorros também. Na maioria das vezes, os germes dos cachorros não são um grande problema, com exceção de casos raros em que humanos podem ser infectados por Capnocytophaga canimorsus — uma bactéria normalmente inofensiva — depois de serem mordidos por um cão. Porém, como mostra um novo estudo de caso publicado no European Journal of Case Reports in Internal Medicine, uma simples lambida de um cão também pode desencadear uma infecção bacteriana
O Capnocytophaga canimorsus é uma bactéria
presente na gengiva de cães e gatos e que pode ser transmitida para pessoas por
meio de lambidas e arranhões, causando sintomas como diarreia, febre e vômitos.
Aliás, essa bactéria costumeiramente não causa sintomas nos
animais e nem sempre causa sintomas em pessoa, apenas quando a pessoa já tem um
quadro de saúde um pouco debilitada, e com a imunidade baixa, a probabilidade
de uma propagação dessa bactéria pela corrente sanguínea seria inevitável.
Creio que você já está se perguntando, como é feito esse
tratamento. Não é mesmo?
Quais são os sintomas da infecção?
Os sintomas da infecção por Capnocytophaga canimorsus, teoricamente surgem 3 a 5 dias após a exposição a esse microrganismo e geralmente só aparecem em pessoas que possuem alterações no seu sistema de defesa, como pessoas que removeram o baço, tabagistas, alcoólatras ou que fazem uso de medicamentos que diminuem a atividade do sistema imunológico, como no caso de pessoas em tratamento para o câncer ou HIV, por exemplo.
Vômitos
Febre;
Dores musculares e nas articulações;
Diarreia;
Vermelhidão ou inchaço na região que foi lambida ou mordida;
Surgimento de bolhas ao redor da ferida ou no local da lambida dores de cabeça.
Vale ressaltar, que a infecção por Capnocytophagacanimorsus, acontece não só por meio de arranhaduras ou mordidas de cães ou gatos, mas também pode ocorrer por meio do contato direto com a saliva do animal, por meio de beijos na boca ou focinho ou até mesmo por meio das lambidas do animal. Isso mesmo!
No entanto, não m um eventual ocorrido, a infecção por Capnocytophaga canimorsus não seja identificada e tratada com urgência, e em especial aquelas pessoas que são mais susceptíveis, podem sim, haver várias complicações, como doenças cardíacas, insuficiência renal, e gangrena e até mesmo levar o paciente a ter um sepse, isto é, uma infecção generalizada, quando a bactéria se espalha pela corrente sanguínea, resultando em sintomas mais graves e podendo levar à óbito.
Aliás, temos recebido bastante e-mails de vários leitores ou seguidores do Blog dos Dogs, nos perguntado como é feito o tratamento. Legal, não é? Então nós do Blog dos Dogs juntamente com especialistas e profissionais da área, finalizaremos essa matéria, dizendo que o tratamento para esse tipo de infecção, é feito principalmente com o uso de antibióticos, como Penicilina, Ampicilina e Cefalosporinas de terceira geração, como Ceftazidima, Cefotaxima e Cefixima, desde que esses antibióticos, sejam prescritos pelo médico e devem ser usados de acordo com a recomendação do seu médico. Isso mesmo!
Aliás, vale reforçar, que caso o animal tenha lambido, mordido ou arranhado qualquer parte do corpo da pessoa, é recomendado que se lave o local com sabão e água e consultar o médico, mesmo que não haja sintomas, entretanto segundo os especialistas, não só o Capnocytophagacanimorsus pode ser transmitido pelos animais, como também
a raiva.
Lembrando, que aqui no Blog dos Dogs, você encontra dicas incríveis sobre saúde e cuidados que podem ajudar a melhorar o bem-estar de seu bichinho de estimação, seja qual for a espécie do pet. Afinal de contas, o intuito do Blog dos Dogs, é fazer parte da saúde e cuidar dos seus pets!
Se essas dicas vão te ajudar muito no seu dia a dia, então não se esqueçam de seguir o Blog dos Dogs e compartilhar essas e outras dicas ou até mesmo deixar seu comentário, sua experiência.
Leia também:
0 comments:
Postar um comentário